Essa semana nos deparamos com as marcas da Globo revitalizada, em seguida foi a vez do Burguer King e Kia Motors apresentar suas novas logos. Sabemos que faz parte da maturidade da empresa reestilizar sua marca para manter-se atual ou reposicionar-se no mercado, mas a nossa dúvida é, você sabe qual é a hora certa de mexer na sua logomarca?
Por: Rogério Mattos
Quando se fala em revitalização, ou como nós publicitários gostamos de chamar, "rebranding" da marca, é claro que você gestor fica apreensivo, afinal, não é uma decisão fácil, pois demanda de muita mudança, mas também traz uma série de oportunidades que, se bem trabalhadas, vão reposicionar a marca na mente das pessoas.
Por isso, resolvemos deixar aqui 5 razões para acreditar que chegou a hora de modernizar:
1. Sua logo parece envelhecida;
Importante saber, “clássico” e “antiquado” são bem diferentes.
Se sua marca está a mais de 10 anos no mercado e conserva a mesma aparência, redesenhá-la pode ser extremamente necessário, afinal, as mudanças no cenário são muito rápidas, e uma logo desatualizada pode perder mercado. Se sua situação é essa, acredite, é hora de modernizar.
2. Sua logo não se aplica bem nas redes sociais;
Se você se viu aqui, não se preocupe, isso é muito mais comum do que você imagina, afinal muitas marcas estão ativas muito antes dessa poderosa mídia surgir.
A verdade é que as redes sociais chegaram para ficar, e as marcas precisam acompanhar os avanços tecnológicos, ou seja, as marcas precisam ser "mobile", trocando por miúdos, precisam aplicar com boa leitura, seja em um perfil do Instagram até a um banner do google. Se sua marca está nesta situação, já é hora de redesenhar seu logotipo.
3. Sua logo não reflete a essência da sua marca;
Sua marca é a "cara" do seu negócio. Se sua logo não representa isso, vai ser difícil ganhar o respeito e crescer no mercado, afinal, ela precisa passar de forma clara; quem você é, o que você faz e a quem você quer chegar.
É importante ter bem definido aqui a cultura da sua empresa, pois isso, é "combustível" para redesenhar sua marca, lembre-se que um logotipo sem essência é apenas a união do Logo (ícone) com o Tipo (letra).
Se há dúvidas quanto a clareza da "missão"da sua marca, está na hora de evoluir.
4. Seu negócio ou serviço evoluiu;
Não há dúvidas, seu negócio vai passar por muitas transformações e essas devem refletir na sua marca.
Sem falar que os hábitos de consumo dos seus clientes mudam na mesma velocidade, por isso, a necessidade de estar sempre antenado às mudanças do cenário. Se você percebeu que seu negócio está crescendo, ou seu público está mudando a forma de consumir seu produto ou serviço, acredite, é a hora de mudar também sua logo para acompanhar essa evolução.
5. Você mesmo desenhou sua logo.
Só entre nós, nem todos os negócios começam com grandes capitais, na grande maioria o empreendedor assume várias funções fazendo por conta própria até sua marca. Não há nada de mais nisso, porém, é importante ressaltar que o profissional de marketing aplica várias técnicas de designer que vão desde a escolha das cores, fontes e ícones que trabalham em harmonia para gerar empatia do público alvo do seu segmento, ou seja, existe muito estudo, isso quer dizer, que uma logomarca ideal, vai muito além do designer. Mas fique tranquilo, um bom designer não perderá a essência da sua marca, pelo contrário, com muito estudo ela será amplificada aos olhos do cliente. Em fim, este é o seu caso, está na hora de pensar em desapegar e modernização-la.
Resuminho:
A hora certa de atualizar sua marca, depende de muitos fatores, afinal seu logotipo é um convite para os clientes conhecerem seu negócio. Por isso, garantir que ele passe a mensagem correta é fundamental. Hoje te convidamos a passar uns minutos com sua logo, olhe para ela com carinho, agradeça a ela tudo que já lhe proporcionou, a ao final, indague-se, chegou a hora de revitalizar, sim ou não?
Esperamos ter ajudado. Se gostou do conteúdo, mostra para gente curtindo, se ficou com dúvidas, deixe sua pergunta no comentário, vamos ter prazer em responder.
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